domingo, 8 de março de 2009

PASSO A PASSO PINTURA EM TECIDO

O prometido é devido, já tinha colocado a descrição dos materiais e forma de iniciar a pintura em tecido e agora vou mostrar algumas fotos de um trabalho feito sobre um saco de pano, que me foi oferecido pela minha boa amiga Maria do blog Fios de Alfazema. Achei o saco super giro porque fecha-se todo e dá para transportar na nossa mala, evitando assim a utilização de tanto saco plastico quando vamos ás compras. O saco tem 38 por 50 cm o que significa que é um saco bastante grande.
Começamos por arranjar ou criar um desenho e passa-se para papel vegetal, seguidamente passa-se com a ajuda de um quimico para o tecido previamente lavado para retirar a goma
E cá esta o desenho na peça que vamos pintar


O desenho foi criado por mim e é super simples, uma mistura de figuras geométricas, usei todo o arsenal de tintas que tenho, a escolha das cores foi perfeitamente aleatória



Pinta-se normalmente respeitando o desenho e sem preocupações de sombras ou segundos tons


Estas imagens são apenas para se ter a percepção de como o trabalho vai tomando forma


Terminado de pintar todo o desenho, introduzo um segundo tom que contraste com o primeiro. Se coloca-se o segundo tom quando a tinta esta fresca as cores misturam-se e cria-se uma situação de suavidade com os vários tons surgindo uns após os outros com harmonia ( técnica que utilizo em coisas tipo roupa de bébe´) neste caso pretendo criar contrastes fortes então a segunda cor é introduzida quando a primeira secou e só em determinadas zonas, como se pode ver na foto a seguir


Executei este processo para todas as cores e cá esta o resultado final


No fim contorno todas as figuras com pincel e a cor preta ou utilizando uma bisnaga de glitter vazia que encho com tinta de tecido e claro, isto é como as saladas, tempera-se a gosto, ou seja os arabescos são os que nos vierem á cabeça

E cá está o resultado final, espero que tenha ajudado e tenham gostado do resultado final. Amanhã espero colocar a foto do saco todo fechado mas para isso tem que estar bem seco, o que não é o caso

Outros pormenores encontram-se na descrição do passo a passo que postei anteriormente
Maria é bom que tenhas dito a verdade, que gostas das minhas maluqueiras, porque olha o que eu fiz no teu lindo saco!!!!!!!!!!!!! Foi a forma que arranjei para ficar com uma boa recordação destes momentos passados no blog, sim porque este saco é para andar na minha mala, obrigado por me aturares.

31 comentários:

Mona Lisa disse...

Olá

Amei!!!!
Tanta cor!!!!
Amei!!!Amei!!!

Ficou espectacular!!!
Parabéns.

Elisa

Mary C.M. disse...

Muitos parabéns pelo PAP...fotos e explicação muito claras, e um saco lindissimo como era de esperar...achei o máximo!!!pois comprei a pouco tempo um saco igual já com a ideia do pintar..e assim ajudar ao ambiente, sustituindo pelos de plástico, pois é grandão e jeitoso!!
Pode continuar..bjinhos e uma boa semana

Linda disse...

Olá!
Muito obrigada por partilhar o passo a passo da pintura.Todos devem ter percebido porque ficou muito bem explicado. Mais uma vez obrigada e tenha uma boa semana.
bjs.
Linda

Noah disse...

Obrigada Mestra Carla
Não tenha dúvida que vou aproveitar esta aula.

Anónimo disse...

F A N T Á S T I C O!!!!

Boa semana!

P@ul@ disse...

Obrigada pela ajuda. Um destes dias tento esssa técnica.
O saco ficou maravilhoso!!! Parabéns!
Bjs.
Paula

Anónimo disse...

Olá, sou nova nesse mundo dos blogs passo o tempo visitando outros blogs e foi assim que cai nesse seu mundo maravilhoso cheio de cores que muito me inspirou, parabéns. Espero que me faça uma visita e me auxilie no que puder. Bjs
http://pinturasecrochedabeta.blogspot.com

Fiosdealfazema disse...

Ok Carla

agora QUERO o meu saco de volta... dei-to todo limpinho e olha só o que fizeste!!
Fora de brincadeiras, está lindo, eu ainda tenho desses sacos mas sinceramente não sei se arrisco.
Se arriscar depois mostro-te, em particular, claro.

Beijinhos e continua assim

Fiosdealfazema disse...

E ainda te digo mais, o que a ti, com circulos e riscos, sai um desenho harmonioso, quase de certeza que o meu vai parecer um acidente ferroviário. Mas eu tento vais ver.

Beijinhos

Tete Fontes disse...

Oi Carlinha querida, você alegra minha vida com tanta cor e beleza!! Esta pintura ficou um espetáculo!!
Não sei se já lhe falei, mas adoro os trabalhos de um artista plastico brasileiro , conhecido em todo mundo, que se chama ROMERO BRITO. Os seus trabalhos me lembram muito os dele. É claro que você tem a sua personalidade e cria coisas parecidas, porem diferentes! Posso dizer que você é a minha Romero Brito de saias!!
Adoro suas pinturas e um dia que sabe, me atrevo a pintar qualquer coisa parecida! Obrigada pelo pap, você é demais!!Um beijinho muito colorido e alegre.
Tete

Kasia Boroń disse...

Lindo saco. Eu quero isso. Este é o tema do meu desejo.Pedimos desculpas pelo erro. Eu não sei Português.

Diva disse...

Olá Carla!!
este saco está lindo e espétacular
tens mesmo geito para a pintura
e a maneira de explicar como
se faz, "parabéns" gosto muito
quero-te dizer que já tenho blog
se quizeres espreitar!se quizeres
ver as fotos em grande,clique

diva-alemanha.blogspot.com
beijinhos:e uma boa semana

Diva Muenster

Bella disse...

Uau, nunca tinha visto um tutorial sobre pintura em tecido. Parabéns, ficou lindo.

Bjs

Maria Bettencourt Lemos disse...

Bom dia Carla,

Gostei imenso desta sua obra artística e especialmente pelo abstracto fantástico e espectacularmente executado, os meus parabéns!
Um abraço para si e uma optima semana,
Maria Lemos

M. Céu Fernandes disse...

Olá querida.
Ninguém consegue fazer tão bonito como tu. Nem com instruções! :)
Passei para te desejar uma óptima semana!
Bjs,
M. Céu

Rosário disse...

olá!

e ficou lindissimo,tanta cor,tao vivo,ficou realmente belissimo...não me importava nada k fosse meu.
beijokas amiga
e tudo de bom.

C@rl@ disse...

Olá
Amei esta criaçao muito linda
Passa no meu blog trocas e mimos tens 2 selinhos
bjs e boa semana

C@rl@ disse...

http://trocasemimosdeoutrosanjos.blogspot.com
espero pela visita
bj

Unknown disse...

Lindo! E obrigada pelo PAP fenomenal!!!!! Um dia destes aventuro-me a pintar alguma coisa em tecido:-) Bjcas muito graannnnndes da AnaIsa

Madalena Veiga disse...

Olá Carla

Adorei o saco, ficou lindíssimo, de fazer parar o trânsito.

Jinhos e boa semana

Márcia disse...

Agora virei sua fã de vez !!! rs
Ficou lindaooo !!!
bejim

Unknown disse...

Olá Carla,
Quem sabe, sabe... e tenho dito. Eu pintei a t-shrit para o meu filho do Carnaval e o resultado bemmm.... é melhor dar uma espreitadela, para ver o desastre...
beijinhos
A Arte da Belita

artes_romao disse...

boa tarde,td bem?
k belas pinturas...hehe
adorei estas peças,parabens.
fika bem,jinhos***

Clau Di Genova disse...

Nossa q aula linda!!!!
Amei e tudo saido dessa sua cabecinha...rs
O mais difícil é ser genial como vc é , tanto na composição do desenho, qto nas cores , q parecem q falam com vc e vc com elas...rs
Vc é demais!!!
Amei!
Beijos

Célia disse...

Olá Carla!
Obrigada por esta maravilhosa partilha adorei o saco assim até dá godto ir às compras e gastar dinheiro nesta epoca de crise.
Jinhos

Anónimo disse...

Lindo demais esse saco q vc fez. Por acaso vc os vende? Se puder, entre em contato cmg. Meu e-mail é larissathathyana@yahoo.com.br. Um abço e parabéns pelo seu trabalho, Lari.

Anónimo disse...

Carla dessa vez voce me surpreendeu,não tenho palavras para expressar o que senti.
Muito obrigado, por tudo que voce tem feito, com certeza voce é uma surper amiga **********.
E ai gostou de saber o que é aerografia. Teu saco ficou lindo, voce expressa o que a arte tem de mais lindo, as cores que saltam aos nossos olhos. Viva Carla nossa artesã favorita do mundo blog!!!
Beijos no coração,e uma exelente semana super "colorida".
Lia Regina LIARTRIO

Joana disse...

Oi Carla!!
Adorei tua forma criativa de pintar e tuas cores vivas. Tuas pinturas são pura alegria. Estou colocando teu link no meu blog para ver teus outros trabalhos, não quero te perder de vista. Beijos
Joana

Anónimo disse...

olá!
Amei essa pintura, muito criativo e alegre. Parabéns!!!
Visite atmbém meu blog: www.mararts.blogspot.com e entre no "Mundo Maravilhoso". Se vc gosta de arte vai gostar de visitar e comentar no meu blog. Obrigada.

Anónimo disse...

Lindo, vou tentar!

Anónimo disse...

esta lindo, lindo, lindo.
mas so uma coisa com a tinta do papel quimico depois sai do tecido??

parabens pelo teu trabalho, esta com uma explicaçao muito facil.
parabens.